Se você já tentou de tudo, mas ainda não conseguiu se livrar de costume que te prejudica, então precisa aplicar a técnica dos hábitos atômicos urgentemente.
Quem de nós, já não tentamos mudar algo que nos prejudica e depois de uns dias ou meses, simplesmente desistimos.
Isso é muito comum ao tentarmos mudar nossa alimentação, cuidar das finanças ou dos relacionamentos. Não sabemos exatamente como, mas sempre voltamos aos velhos hábitos.
Após várias tentativas e muitas frustrações, geralmente nos sentimos incapazes de mudar e construir nova maneira de cuidar da vida.
Mas você sabia que existe um jeito certo de mudar comportamentos? Se até agora não conseguiu realizar mudanças significativas, então precisa aplicar a técnica dos hábitos atômicos.
Ficou curiosa? Então continue a leitura que vou te mostrar o que é e como funciona.
O que significa hábitos atômicos?
Fonte: Pexels
Hábitos atômicos é um termo usado no livro de James Clear e significa focar no processo e não apenas nas metas e nos resultados.
Isso significa que para mudar um hábito, não basta você saber onde quer chegar, mas conhecer quais serão as pequenas mudanças diárias e trabalhar nelas para chegar lá.
Não entendeu muito bem, então deixa eu te mostrar como funciona para ficar mais fácil. Confira.
1. Comece de baixo
Quando queremos fazer mudanças drásticas e rápidas, a tendência é desistir logo na primeira semana. Por esse motivo, o ideal é mudar atitudes mais simples e ser frequente nessa construção de novas maneiras de agir.
Assim, ao tornar um costume que deseja mudar simples e realista, você foca no seu processo de mudança, não no resultado.
Dessa maneira, você tanto muda o hábito como consegue ter um modo de viver mais saudável.
A regra aqui é a seguinte: comece de baixo. Para isso, escolha apenas um ponto de mudança por vez.
2. Organize-se
Para haver uma mudança significativa, a organização deve ser levada muito a sério, pois sem ela mudar um hábito é quase impossível.
Para atingir uma mudança significativa vai precisar de organização física, emocional e psicológica.
O segredo para construir novos hábitos está no primeiro ponto, ou seja, começar de baixo, isso te manterá calma e pacienciosa durante o processo.
Com isso em mente, escolha alguma área para começar, pode ser no trabalho, na sua casa ou nos seus pensamentos.
Pegue apenas um ponto e determine o que deseja mudar.
Por exemplo, se deseja emagrecer, o seu hábito atômico pode ser, comer um pedaço a menos de pizza ou uma colher a menos de açúcar no café.
O que quero dizer com isso é que, se deseja mudar, precisa ser organizado e para isso, precisa escolher um pequeno ponto de mudança.
Se você seguir apenas essas duas primeiras dicas, garanto que já perceberá uma mudança em todos os aspectos da sua vida.
3. Faça as coisas básicas da vida com calma e não se apresse
Reflita agora sobre como é o seu dia a dia.
Por uma acaso, faz parte da sua rotina não ter tempo para os filhos, marido ou até mesmo para suprir as suas necessidades básicas como comer, beber água ou tomar banho?
Mulher maravilhosa!
Você não acha que há algo de errado nisso?
A orientação aqui é simples, mas não é fácil, portanto, é eficaz.
Antes de tudo, aprenda a realizar as suas tarefas com muita calma. Para isso, considere que praticar o estado de presença, ou seja, viver como se hoje fosse o último e único dia, é um ato de liberdade e confiança na vida.
Portanto, se já decidiu o que vai mudar, apenas faça, sem pressa.
4. Reserve um momento específico para se dedicar ao tempo de preocupação
Para mudar um hábito é necessário ter organização mental e uma maneira de fazer isso é ter um momento dedicado exclusivamente para se preocupar.
Afinal, ninguém consegue viver despreocupado o tempo todo, não é mesmo?
E como todos os dias temos problemas para resolver, é melhor aprender a identificá-los antes que aconteça, pois isso melhora o seu poder de resolução.
Assim, diariamente, reserve pelo menos 5 minutos para anotar seus medos e preocupações referentes àquele dia, e, depois, foque em encontrar soluções.
5. Declare o fim do dia, mesmo que você não tenha completado sua lista de tarefas
O dia terminou e você fez apenas o que era possível? Sinta-se feliz por isso.
O segredo dos pequenos hábitos é ser frequente nas ações, fazer pouco com frequência é melhor que fazer muito de vez em quando.
Portanto, aprenda a lidar com a incompletude te tornará menos ansioso e mais pleno na vida.
Daí, se acabou o dia e não deu conta de tudo, não há nada de errado nisso. Apenas evite a autopunição, essa, sim, é que te impedirá de descansar para as tarefas do dia seguinte.
O que achou da técnica dos hábitos atômicos para promover mudanças significativas em sua vida?
Deixe um comentário abaixo, vou ficar feliz em saber sua opinião.
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.