Despertando amor-próprio: o caminho para o autoconhecimento

Se você é daquelas mulheres que está sempre bem produzida, mas vive envolvida em relacionamentos tóxicos, talvez precise desenvolver um pouco mais de amor-próprio. 

Isso porque cuidar do visual é apenas uma parte do nosso bom relacionamento conosco. Muitas vezes, inclusive, essa é uma maneira sutil de mascarar como se sente a seu respeito e a sua própria dor.

Mas não precisa ser assim, não é mesmo?

Você pode se sentir linda por fora e, também, por dentro, despertando seu amor-próprio por meio do autoconhecimento.

É claro, que cuidar do visual é importante e ajuda a gente se sentir bem, mas junto a isso, é necessário desenvolver um bom relacionamento consigo e com suas emoções.

Assim se até agora, você se olhou no espelho, mas não consegue se elogiar ou sempre se envolve com pessoas que não te fazem bem. 

Então continue lendo este artigo para saber como sair dessa armadilha de não se valorizar.

Desperte seu amor-próprio com autoconhecimento

Imagem: Pexels – O amor-próprio interfere em seus relacionamentos. 

Para começar nossa conversa, precisamos lembrar que amor-próprio significa amor por nós mesmas, autovalor, crença em si, desejo de existir.

Isso significa se aceitar em todos os aspectos da nossa vida, incluindo os nossos defeitos.

Entender esse conceito é importante, porque quando a gente se ama, se cuida e se protege de relacionamentos tóxicos e abusivos.

Na verdade, conseguimos nos colocar como prioridade em nossas vidas, assumindo nossas qualidade e imperfeições. O que nos ajuda a definir o que é bom para nossa própria vida, sem depender do julgamento e opiniões alheias.

Aliás, esse é um dos grandes segredos para elevar a nossa consciência de que somos importantes no mundo e reivindicamos mais amor e mais respeito.

Agora confira quatro maneiras para começar a desenvolver amor-próprio.

1. Exercite a autoaceitação

Precisamos lembrar que a maioria das pessoas recebe informações pouco fortalecedoras a respeito de si mesmas durante a infância. E isso reflete na própria autoimagem. Assim, crescemos com uma visão distorcida sobre si mesmas, por isso, não conseguem acreditar que merecem amor e respeito.

Nesse caso, só nos resta aprender com o passado, e, a partir daí, mudar a nossa percepção sobre nós mesmas. 

Para isso, compreenda que não existe perfeição, somos humanos, portanto, falhamos. 

A autoaceitação é uma das melhores ferramentas para o nosso processo evolutivo. Assim, em primeiro lugar, aceite-se.

2. Respeite os seus limites

Uma frase que está muito em uso é: “as pessoas só fazem com você, o que você permite”. O que, na maioria das vezes, é verdade, especialmente, para quem não define os seus próprios limites.

Então, a partir de agora, observe mais as suas próprias necessidades, o seu tempo e os seus interesses. Só assim, vai ser possível dizer não na hora certa.

E como talvez sinta dificuldade para dizer não, baixe este e-book gratuito e aprenda a dizer não mesmo que não tenha coragem.

3. O autocuidado revela o quanto você se ama

O cuidado com o ambiente em que vive, com sua saúde, alimentação, pensamentos e sentimentos, refletem como está o seu amor-próprio.

Na verdade, o autocuidado é uma forma prática de demonstrar para o universo o quanto nos amamos e desejamos receber mais amor e felicidade.

Por isso, atitudes simples podem refletir o quanto se ama e se cuida. Assim, dedique um pouco mais de atenção para atitudes simples como:

  • Passar o hidratante;
  • Escolher uma alimentação saudável;
  • Cuidar bem do espaço em que vive ou trabalha.

Esses detalhes, tão simples, vão te afastar cada vez mais do sentimento de escassez e de desvalor.

Porém, precisa fazer isso por você e para você, demonstrando ao universo o quanto se ama, atraindo, assim, mais bem-estar para sua vida.

4. Use afirmações positivas

Por fim, mude suas crenças por meio de afirmações positivas. Lembre-se de que as crenças que tem hoje sobre você, não são suas. Na verdade, elas foram construídas através da linguagem e é por meio dela, que você vai mudar toda a energia à sua volta. 

Para isso, procure lembrar que somos a mais perfeita criação da natureza. Por isso, podemos elogiar e reconhecer o nosso próprio valor.

Por isso, use e abuse das afirmações positivas, pois com elas começará a se aceitar e se amar incondicionalmente. 

Agora é com você. Se este artigo te ajudou de alguma maneira, compartilhe com uma amiga. 

Deixe um comentário